Para emagrecer é preciso mudar os hábitos alimentares e aderir a uma rotina de exercícios físicos, algo que não é novidade, mas além de baixar o peso fica a dúvida de como perder gordura abdominal, pois mesmo com alguns quilos a menos é comum ter gordura localizada na região.

Você deseja saber como perder gordura abdominal e não precisar se preocupar com as dobrinhas na barriga? Confira as dicas que mencionamos aqui neste artigo para ajudar-lhe a ter o abdome que sempre sonhou!

Antes de iniciar as dicas de como perder gordura abdominal, vamos falar um pouco sobre o que é a mesma, para estarmos cientes do por que ela pode ser prejudicial, afinal, não é apenas uma questão de estética.

O que é gordura abdominal?

A gordura abdominal, a qual está localizada sob os músculos abdominais, envolvendo as vísceras e dificultando seu funcionamento. Ocorre mais em homens do que em mulheres (embora, tenha aquela temida “pochete”) e também é conhecido como gordura visceral. Ela difere da gordura subcutânea por estar localizada logo abaixo da pele, enquanto a abdominal, como notamos, está abaixo do abdômen.

Perder gordura abdominal é o mais difícil quando consideramos a necessidade de emagrecer. Não há soluções mágicas para acabar com isso e a única coisa que podemos começar é um plano em que nutrição e exercício se unem para acabar com o problema.

É importante saber que o treinamento abdominal, historicamente associado a uma barriga lisa, não nos levará a perder gordura no abdominal, por isso não devemos nos concentrar neles, uma vez que são indicados para fortalecimento muscular da região e não perda de gordura.

É possível perder gordura abdominal rapidamente?

Aderir a uma dieta saudável e exercício irá ajudar a eliminar a gordura corporal. É provável que a gordura localizada na área do abdome seja a última a ser eliminada, o que nos fará sentir frustração em algum momento do processo, mas não devemos desistir de nossos objetivos, temos que ter paciência.

Perder gordura abdominal será possível quando nosso balanço calórico for negativo, ou seja, quando gastarmos mais calorias do que consumimos, nessa parte que entram os exercícios físicos, como exemplo, aeróbicos.

É possível perder gordura abdominal com uma dieta saudável, na qual não há lugar para gorduras saturadas e com a ajuda de exercícios, mas não localizadas no abdômen: fazer muitas abdominais não ajudará a perder gordura abdominal. Mas então, como perder barriga rápido com saúde?

Dicas importantes para perder gordura abdominal

Evite o estresse

O cortisol faz com que você se sinta ansioso e com fome o tempo todo. A maior parte da gordura que você poderia ganhar comendo demais seria a gordura que se acumularia em sua barriga, porque a maioria dos receptores de cortisol está localizada na área do abdômen.

Continue em movimento: não é preciso ser um cientista para conhecer os benefícios do esporte causado nas emoções do corpo do ser humano, a sensação de bem estar e relaxamento é um dos maiores benefícios que o mesmo proporciona, além é claro de perder peso.

Sua dieta deve conter poucos carboidratos

Estes geralmente distendem o abdômen, como batatas, macarrão, pão, arroz, entre outros. Substitua-os por frutas, vegetais, tubérculos, integrais. Elimine gordura, frituras, doces, refrigerantes e álcool da sua dieta diária.

Não pule o café da manhã

Isso diminui o metabolismo e dificulta a perder gordura abdominal. Comece o dia com um copo de água morna com limão. Coma aveia sem açúcar e frutas vermelhas, por exemplo. A aveia é rica em fibras e produz saciedade por várias horas. Além disso, ajuda a perder a gordura da barriga, a não ser que você segue uma dieta específica, como o jejum intermitente.

Pare de comer alimentos ricos em gorduras, açúcares, álcool e alimentos processados

Essa é a primeira regra para perder gordura abdominal. Comece a consumir frutas e verduras, carnes magras e alimentos orgânicos, para ter certeza de que você está em uma dieta de qualidade e com baixo teor de gordura.

Não significa que vai deixar de consumir esses alimentos para sempre, mas fique ao menos durante 6 dias na semana sem consumi-los e quando der vontade substitua o chocolate comum pela versão amarga e com pouco açúcar.

Você pode se recompensar pela semana de dieta, mas não exagere, pois perder gordura abdominal depende muito de sua dedicação e compromisso com os hábitos saudáveis.

Como perder gordura abdominal Rapidamente com Alimentação

como perder gordura abdominal rapidamente

Perdendo a gordura da barriga

A gordura abdominal, como mencionado anteriormente, vem dos alimentos ricos em gorduras saturadas, alto consumo de carboidratos e outros. As gorduras fornecem o dobro de calorias que as proteínas ou carboidratos, então você tem que controlar a ingestão.

É muito importante controlar a dieta em relação aos produtos altamente calóricos, como fast-food: hambúrgueres, salsichas, molhos, batatas fritas, entre outros. Todos estes alimentos nos enchem de calorias vazias que rapidamente se tornam gordura abdominal.

Para conseguir uma dieta saudável que nos ajude a perder gordura abdominal, é preciso se atentar as seguintes dicas alimentares:

Consumir fibra ajuda a secar abdômen

Os cereais matinais, por exemplo, contêm muito açúcar, por isso devemos substituí-los por grãos integrais. Também são excelentes os vegetais não-amiláceos , aveia, quinoa, frutas e nozes, como amêndoas. Há estudos que associam fibra com redução de até 4% da gordura visceral.

Portanto, incluir em suas refeições alimentos ricos em fibras pode ser muito benéfico.

Consuma leguminosos

Os leguminosos são ricos em fibras, potássio e magnésio. Eles são muito bons para incluí-los em nossa dieta porque ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes presentes na comida e, além disso, nos dão a sensação de estar saciados por mais tempo.

Podemos incluir na dieta as folhas verdes e cruas em um suco detox, que fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que são perdidos no cozimento, ou crucíferos, como brócolis ou couve-flor, que são muito adequados para queimar gordura abdominal.

Adicione abacates à dieta

O abacate é rico em fibras e ácido oleico, é também um alimento satisfatório , por isso vai muito bem nas saladas, guarnições, pratos e outros. Além disso, o mesmo possui gorduras boas que são essenciais em qualquer dieta. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida, pois é um alimento calórico.

Iogurtes

O iogurte tem cálcio e vitamina D que, além de ativar o metabolismo, reduz a criação de novos depósitos de gordura abdominal. Também é rico em probióticos, que fornecem energia, e o ácido pentadecanóico, presente apenas em laticínios, que é muito bom no combate à gordura abdominal.

Elimina gorduras saturadas

Os doces e produtos industriais devem ser retirados de sua dieta e quando consumidos devem ser em pequenas quantias. O mesmo acontece com salsichas, embutidos e patês: eles fornecem muitas calorias e não devem fazer parte da nossa dieta diária.

Chá para emagrecer mais rápido

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre “chá para emagrecer”, mas devemos estar cientes que não é uma fórmula mágica, porém, contribui no processo para perder gordura abdominal. Especialmente, o chá verde, uma vez que é rico em antioxidantes e estimula a queima da gordura que é armazenada no corpo.

Controle as refeições

É comum fazer poucas refeições (café, almoço e janta) e consumir besteiras entre elas, o que ajuda a aumentar a sensação de fome, o momento em que saímos do controle e comemos tudo o que desejamos. Isso é errado para quem deseja perder gordura abdominal.

Faça ao menos 5 refeições por dia, entre elas consuma frutas e vegetais, iogurte desnatado e sem açúcar, entre outros, se estiver com fome.

Diga sim às maçãs

Os carboidratos da maça não são armazenados como gordura, mas elas ajudam a gerar energia, tornando-se uma das frutas mais saudáveis e mais adequadas para perder gordura abdominal, uma vez que, além disso, promovem a saciedade.

Descanso

Não é um conselho nutricional, mas é tão importante quanto comer bem. Há estudos que mostram que as pessoas que dormem 8 horas todos os dias da semana têm níveis mais baixos de gordura corporal do que aquelas que têm horários mais caóticos. Portanto, evite dormir menos que 6 horas por dia.

Exercite-se para queimar gordura

A gordura abdominal é eliminada quando há um déficit calórico, ou seja, quando mais calorias são gastas do que ingeridas. Para ajudar a queimar calorias e perder gordura abdominal, precisamos nos exercitar porque o estilo de vida sedentário é o grande inimigo para a barriga reta.

Uma combinação muito eficaz para perder gordura abdominal é fazer exercícios cardiovasculares, como correr, nadar, dançar ou andar de bicicleta, e também exercícios com pesos.

Exercícios de alta intensidade, conhecidos como exercícios HIIT, também são recomendados: agachamentos, burpes, flexões ou elevadores de quadril são ideais para queimar gordura abdominal.

Uma última idéia para fazer exercícios que ajudam a queimar a gordura abdominal é andar em um declive: aquela intensidade que você tem que dar ao exercício irá ajudá-lo a queimar calorias mais rapidamente.

Modificado em: por bistro