Taça de vinho

O vinho é uma das bebidas mais famosas e mais consumidas do mundo. Sua história acompanha a história da humanidade a séculos e o seu delicioso sabor e qualidades, nunca pararam de ganhar civilizações por todo o planeta.

Além disso, beber um copo de vinho por dia beneficia a saúde em diversas áreas diferentes, melhorando o colesterol e diminuindo as chances de ter doenças cardíacas.

Quer saber mais sobre isso e sobre outros benefícios fantásticos do vinho para a saúde? Então, leia este artigo até o final e se surpreenda com todas as qualidades desta maravilhosa bebida.

História do Vinho

Antes de começarmos a falar sobre os benefícios do vinho para a saúde humana, você irá conhecer um pouco sobre sua história.

Existem documentos e pinturas, que mostram a existência do vinho há mais de 3 mil atrás no Antigo Egito. Contudo, é provável que sua existência tenha se iniciado há muito mais tempo.

Grunhidos de vinho que mostravam ser de 7000- 5000 A.C., foram encontrados na Rússia, e no Irã foram encontrados grunhidos que datam 5400-500 A.C.

Mitologias e até mesmo a Bíblia, possuem sua própria versão de como o vinho foi criado. A Bíblia conta que ela foi criada por Noé, e a mitologia persa diz que foi uma princesa que se embriagou comendo sucos de uva estragados.

Seja lá onde o vinho foi criado, grande parte da população mundial irá concordar que a sua existência é uma dádiva dos céus.

Se quiser conhecer e entender um pouco mais sobre a história do vinho, acesse este texto. Ele conta com uma ótima explicação sobre a história do vinho.

Os Benefícios do Vinho

benefício vinho para saúde

Existem alimentos e bebidas que são ótimos para a saúde, mas que às vezes, nós acabamos desconhecendo seus benefícios.

O Vinho é um deles. Esta bebida tem diversos benefícios para a saúde humana, que muitas pessoas ainda não conhecem. Se você é uma delas, acompanhe logo abaixo, alguns dos ótimos benefícios desta bebida.

Rica em antioxidantes

Considerada rica em antioxidantes, beber vinho é uma ótima forma de diminuir os danos causados por inflamação e estresse oxidativo.

Resumidamente, o estresse oxidativo é causado pelo desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes em seu organismo.

Além disso, você pode aumentar os níveis de antioxidantes de seu corpo, com apenas uma taça de vinho ao dia.

Faz bem ao coração

O vinho reduz as chances de doenças cardíacas. Ele também aumenta a produção de colesterol HDL (colesterol bom) e diminui a pressão sanguínea de algumas pessoas.

Isso acontece, graças a alguns compostos do vinho. Como as procianidinas, por exemplo, que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis.

Demore mais para envelhecer

Desde a antiguidade se fala sobre as propriedades do vinho para prevenir o envelhecimento, contudo, hoje este é um fato provado por pesquisas científicas.

O resveratrol é um composto encontrado na pele das uvas roxas. Este mesmo composto possui propriedade antienvelhecimento.

Por isso, comemore sua vida e sua juventude prolongada ainda hoje, com um belo gole de vinho.

Combatendo inflamações

E se você ainda não está contente com todos os benefícios do vinho, saiba que se você tiver algum tipo de inflamação, ele pode te ajudar a combatê-la.

Assim como outros alimentos e bebidas, o vinho possui propriedades anti-inflamatórias que vão te auxiliar a reduzir alguns tipos de inflamações, uma delas, é a inflamação crônica.

Se você quiser entender e aprender um pouco mais sobre os benefícios do vinho para a saúde humana veja esse artigo.

Moderação

O Vinho é uma bebida alcoólica, que se bebida em excessos pode embriagar. Se bebida em excesso continuamente, ela causa males a sua saúde, assim como qualquer outra bebida alcoólica.

Por isso, nunca deixe de beber com moderação. Essa bebida maravilhosa é cheia de benefícios para a saúde de todos, porém, ela deve ser tomada com moderação.

Conclusão

Esperamos que este texto tenha lhe ensinado algo novo, e/ou tenha te auxiliado de alguma forma.

Até a próxima!!!