Como acabar com celulite?

Quando aparecem aqueles furinhos com aspectos nada agradável em nosso corpo, tudo o que queremos nesse momento é saber como acabar com a celulite!

Mesmo não sendo uma tarefa fácil, com algumas mudanças de hábitos, somados quando necessários a tratamentos estéticos, é bem provável conseguir exterminar esse inconveniente.

A celulite é conhecida tecnicamente como Lipodistrofia Ginóide, e ela aparece quando há uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. E esses acúmulos fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com ondulações, retrações e nódulos.

“As celulites aparecem quando os vasos sanguíneos são comprimidos, dificultando a nutrição celular e a retirada das toxinas dos tecidos”, explica a dermatologista Daniela Landim, da Sociedade Brasileira de Laser.

É importante ressaltar que algumas fases de mudança hormonal, como a puberdade, a gravidez e a menopausa, quando há mais retenção de líquidos, tendem a piorar a situação desses acúmulos e desníveis no corpo.

Vale ressaltar que a celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto por causa da aparência que confere estranha que fica na pele.

Portanto, nós pesquisamos na internet e resolvemos dividir aqui com você algumas dicas que podem ser excelentes no combate das suas celulites.

Como acabar com celulite – 7 passos para você seguir agora mesmo!

celulites

1. É importante saber qual o seu tipo de celulite

O primeiro passo para saber como acabar com a celulite é descobrir qual tipo é o que você tem.

Uma das formas mais fáceis de utilizar para identificar qual o grau da sua celulite é utilizando a escala que listamos aqui abaixo:

  • Celulites de primeiro grau:

Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”

  • Celulites de segundo grau:

Ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele

  • Celulites de terceiro grau:

Nódulos claramente perceptíveis. Pode haver dor local

  • Celulites de quarto grau

Vários nódulos, celulite “dura”. Inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.

2. Bebidas que ajudam a acabar com celulite

O segundo passo para saber como acabar com a celulite é incluir o consumo abundante de água na sua rotina.

Somente incluindo esse hábito na sua rotina, já será possível notar mudanças não apenas na aparência dos furinhos e da pele em geral, mas também o funcionamento de todo o organismo de forma saudável.

“Beber bastante água é importante pois ela é o nosso líquido universal, o que faz as toxinas irem embora e os nutrientes chegarem à pele”, diz a nutróloga Liliane Oppermann.

Ela adicionalmente explica que como a celulite é um problema que junta um acúmulo de água e gordura sob a pele, mais água ajuda a melhorar a circulação e “jogar” este acúmulo para fora do corpo.

Para ajudar a combater esse grande incomodo para nós mulheres, os sucos e chás (naturais e sem açúcar) podem ser excelentes aliados.

Segundo Liliane (nutróloga), quando se misturam os dois, fazendo os famosos suchás, os resultados podem ser ainda melhores.

Podem ser utilizados vários tipos de chás e frutas:

  • chá de cavalinha,
  • chá de hibiscos
  • chá verde
  • melão
  • melancia
  • abacaxi
  • morango
  • melancia

3. Comidas que ajudam a combater a celulite

O terceiro passo para saber como acabar com a celulite é escolher o que comer. “Hortaliças, fibras no geral – como aveia, quinoa, e versões integrais do arroz, pão etc. -, alimentos proteicos (ovo, carnes magras como frango, peixe e alcatra), além de grão de bico, lentilha e feijões são boas opções”, diz a nutróloga Liliane.

Segundo Liliane, em casos mais brandos, por mais que a pessoa faça exercícios, se ela não desenvolver uma massa magra não vai conseguir resolver este problema.

Já as fibras melhoram o funcionamento intestinal, uma vez que o intestino preso reflete em problemas de circulação linfática (relacionada à pele e celulite).

4. Comidas a serem EVITADAS no combate contra as celulites

Tão ou mais importante que saber o que comer para acabar com as celulites é não deixar todo o seu esforço “ir por água abaixo” ingerindo alimentos que pioram o problema.

Os maiores vilões são as comidas ricas em sal (sódio) ou açúcar, frituras, bebidas açucaradas e/ou gaseificadas, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura saturada no geral.

“É importante lembrar que até os alimentos ricos em gorduras boas transformam-se em gordura trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios quando aquecidos a altas temperaturas”, explica a nutricionista Vanessa Albacete.

Todos esses processos inflamatórios que são desencadeados pelo que comemos podem piorar a aparência da pele.

5. Exercícios que devem ser praticados com frequência para eliminar a celulite

Se você quer mesmo melhorar a aparência dessa grande inimiga, e também evitar que novos apareçam fazer exercícios físicos é primordial.

A atividade física além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, também proporciona a melhoria da circulação e, consequentemente, o aspecto da pele.

As melhores opções para diminuir as celulites são corrida, caminhada, andar de bicicleta, musculação e pilates.

6. Massagens e drenagens que ajudam a eliminar a celulite

Alguns procedimentos estéticos mais simples, se bem combinados com a alimentação e exercícios, poderão ajudar a melhorar a aparência da pele.

Massagens, drenagem linfática e até a automassagem podem ajudar a diminuir as toxinas uma vez que provocam a melhora da circulação.

A drenagem linfática, por exemplo, além de melhorar a circulação, ajuda a retirar as toxinas dos tecidos.

“Realmente por atuar nessas duas frentes, o tratamento é tão eficaz”, afirma a médica Daniela Landim.

Quando as drenagens são realizadas pelo menos duas vezes por semana, os resultados já começam a aparecer no dia seguinte ao dia da massagem: você sente mais vontade de ir ao banheiro e a retenção de líquidos diminui.

Associada a hábitos alimentares saudáveis, a drenagem mostra resultados na pele após quatro sessões.

A massagem modeladora apesar de não ser destinada especificamente para a celulite, e sim para a perda de medidas, pode ajudar bastante já que que melhora a circulação – pois há aumento do fluxo de sangue na região massageada.

Automassagem também pode ser benéfica para acabar com a celulite, ainda mais se associada a cremes com esse objetivo.

O princípio ativo dos cremes mais recomendado pelos especialistas é a cafeína, que inibe ação de uma enzima que estoca gordura.

Para fazer a automassagem, levante os braços e, com a mão oposta, faça um bracelete ao redor do punho e arraste sua mão, circulando o braço, até a axila.

A pressão deve ser firme, mas sem machucar ou deixar manchas roxas na pele.

7. Tratamentos estéticos que ajudam a combater a celulite

Quando você já implementou todos os 6 hábitos listados anteriormente, e mesmo assim a aparência ainda não está da forma como você quer, pode-se incluir alguns tratamentos estéticos que ajudam muito no processo.

Isso porque não adianta fazer os melhores tratamentos, com grandes especialistas no assunto, pois, se não mudamos nosso estilo de vida, o efeito desses tratamentos não será o desejado.

Dentre as opções de tratamentos estéticos para este fim estão:

  • Endermologia
  • Manta térmicaradiofrequência
  • Mesoterapia
  • Carboxiterapia
  • Ultrassom com lipolíticos
  • Subcisão
  • Lipocavitação
  • Ondas acústicas
  • Corrente russa

Conclusão do passo a passo para aprender como acabar com celulite:

como acabar com celulite

O mais importante para combater e evitar a celulite está em mudanças de hábitos que vão refletir nos resultados de médio a longo prazo!