Você já deve ter notado que existem diferentes opções de suplementos de magnésio, mas você sabe a diferença entre eles? O que é cloreto de magnésio e magnésio dimalato? Qual é o melhor?

Qual a diferença entre cloreto de magnésio e magnésio dimalato? 3

Para responder essas dúvidas elaboramos esse post. Assim, você será capaz de entender de uma vez por todas qual a diferença entre cloreto de magnésio e magnésio dimalato.

Antes, é preciso que você saiba que ambos os compostos são fontes de magnésio. O que os diferencia são sua fórmula molecular, como o magnésio é oferecido ao organismo, sua biodisponibilidade e também alguns benefícios específicos.

O magnésio é um mineral fundamental para saúde. Ele é responsável por mais de 350 reações enzimáticas em nosso organismo, sendo essencial para o organismo funcionar plenamente.

Ele auxilia na absorção de outros minerais, como o cálcio, por isso é um aliado na saúde dos ossos, do sistema cardiovascular. Atua também na síntese de proteínas, no transporte de energia, no sistema nervoso e está também relacionado a algumas funções cognitivas, tais como a memória, concentração e sono.

Devido às várias funções vitais que desempenha no corpo, a deficiência de magnésio está relacionada com os mais diversos problemas de saúde. A alimentação deve ser balanceada para que o organismo receba a quantidade necessaria para o mineral, portanto uma boa dieta ou um buffet em domicilio de qualidade, são recomendados.

Sendo assim, o magnésio, apesar de pouco comentado, é extremamente importante e deve ser suplementado para se obter níveis ótimos desse mineral no organismo.

O que é Cloreto de Magnésio PA?

O cloreto de magnésio é um composto no qual o magnésio está associado a dois cloros (MgCl2). Em alguns suplementos você encontra a sigla PA (Puro para Análise), isso significa que o composto possui alto grau de pureza, sendo mais concentrado e também melhor absorvido pelo organismo.

Se consumido da maneira e quantidade recomendada, o cloreto de magnésio repõe o mineral no organismo, promovendo os benefícios do magnésio.

Uma vez que possui cloro, mineral necessário para a produção de ácido clorídrico no estômago, ele não é indicado para pessoas com distúrbios digestivos ou gástricos, pois pode piorar o quadro.

Por outro lado, o cloreto de magnésio pode ser um aliado para aqueles que sofrem de prisão de ventre.

O que é Magnésio Dimalato?

Magnésio Dimalato, também chamado de malato de magnésio, é a associação do magnésio com o ácido málico.

O ácido málico é um composto orgânico que participa do ciclo de Krebs, desempenhando assim, um papel fundamental na produção de energia.

Quando no intestino, a ligação do ácido málico com o magnésio é desfeita, uma vez que esta é muito fraca.  Dessa forma, ao ingerir o suplemento de magnésio Dimalato, obtém-se um benefício duplo.

Além de suplementar o magnésio e consequentemente usufruir dos benefícios desse mineral para a saúde, o Magnésio Dimalato, por incluir o ácido málico, também é indicado em casos de fadiga crônica e cansaço, uma vez que aumenta a produção de energia nas células musculares.

O magnésio dimalato também alivia os sintomas de fibromialgia, efeito calmante e auxilia no controle da frequência cardíaca.

Ao contrário do Cloreto de magnésio, o Magnésio Dimalato não causa dor estomacal e pode ser usado por pacientes com problemas gastrointestinais.

Outra diferença entre o cloreto de magnésio e o magnésio dimalato é que este último possui um efeito prolongado, disponibilizando as substâncias aos poucos para o organismo.

Benefícios do Magnésio Dimalato

Conforme dito anteriormente, o suplemento de Magnésio Dimalato tem seu efeito potencializado, pois combina o magnésio com ácido málico, dois nutrientes fundamentais para uma boa saúde.

Dentro os inúmeros benefícios da suplementação com o Magnésio Dimalato podemos citar:

  • Melhora o desempenho físico;
  • Aumenta a produção de energia;
  • Auxilia na prevenção câimbras e fadiga muscular;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a saúde óssea;
  • Auxiliar no combate a osteoporose;
  • Auxilia na melhoria do sistema cardiovascular e na prevenção de doenças deste;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Auxilia a reduzir os níveis de colesterol;
  • Auxilia na prevenção do diabetes;
  • Promove a melhoria das funções cognitivas;
  • Ajuda a combater a depressão e o estresse;
  • Combate a insônia;
  • Auxilia na redução dos sintomas da TPM;
  • Melhora a saúde intestinal;